quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pesquisa mostra que cerveja previne osteoporose em mulheres.



Segundo uma pesquisa espanhola publicada no jornal Nutrition, a cerveja pode prevenir a osteoporose em mulheres. O fato é que a bebida contém grande quantidade de silício, que fortalece os ossos, retarda o desgaste natural e estimulando sua formação. Outra descoberta é que a cerveja é rica em fistrogênio, uma versão vegetal do estrogênio, o que ajudaria a manter os ossos das mulheres mais saudáveis.

Foram pesquisadas 1,7 mil mulheres com 48 anos, em média. Os médicos fizeram exames de ultra-som nas mãos das voluntárias, por ser a parte do corpo na qual primeiro são detectados os sinais da doença. Nas mulheres que bebiam cerveja foi identificada uma estrutura mais saudável e densa, mesmo para as que tomavam menos de um litro da bebida por dia. Isso sugere que pequenas quantidades de cerveja podem trazer benefícios à saúde feminina, segundo a pesquisa.

Os resultados foram comparados, levando-se em conta fatores como peso, idade e consumo de álcool.

Mulheres definidas como consumidoras "leves" ou "moderadas" de cerveja - até 280 gramas de álcool por semana, ou o equivalente a até cinco unidades por dia - tinham uma densidade óssea maior na média do que as abstêmias.

O resultado da pesquisa está de acordo com outros estudos anteriores, incluindo um conduzido no Hospital St. Thomas, em Londres, que sugeriu que beber em média oito unidades de álcool por semana pode ser benéfico.

Infelizmente, parece que não tem o mesmo efeito nos homens. Mas não fiquem tristes, rapazes, como publicado dia desses, se você pratica um esporte pode contar com a cerveja para uma melhor hidratação. Além disso, os pesquisadores daqui a pouco descobrem mais algum benefício da bebida. Em pequenas doses, sempre, é bom lembrar!

matéria escrita por: Luís Celso Jr.
www.bardocelso.com.br
www.correiodobrasil.com.br

Um comentário: